Pelo GPS, os atletas notaram que correram cerca de dois quilômetros a mais no último domingo
Um erro no percurso da meia-maratona, da rústica e do revezamento da Maratona Internacional de Porto Alegre causou descontentamento entre os atletas inscritos nessas modalidades. Munidos de aparelho GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português) de pulso, os atletas notaram que correram cerca de dois quilômetros a mais. Além do desgaste psicológico, o erro atrapalhou a estratégia de ritmo dos participantes no último domingo.
Nesta segunda-feria, o Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa) se manifestou sobre o episódio. De acordo com a nota oficial, "um dos representantes da nossa equipe de mais de 250 dos envolvidos na competição errou um dos retornos da prova o que causou no revezamento e na rústica um aumento da distância programada (...) para poder apresentar os resultados a todos participantes tivemos que considerar os mesmos em sua distância superior a estabelecida anteriormente".
Além de explicar o erro e pedir desculpas, a organização projeta mudanças nas regras da próxima edição do evento: "Temos que pedir desculpas de público a todos e melhorar para futuras disputas, inclusive certamente estaremos mudando o seu traçado nos próximos anos, em um evento com esta quantidade de participantes normalmente não existem tantas provas em disputa ao mesmo momento como acontece em nossa Maratona".
Confira a íntegra da nota:
O CORPA - Clube do Corredores de Porto Alegre e sua equipe realizaram a Maratona em todas suas edições procurando buscar sempre a transparência e o melhor a cada edição, num evento que a cada ano aumenta o número de participantes de forma consistente.
Um evento de grande complexidade técnica, sendo disputado em um novo local o que sempre representa uma novidade a todos em todos seus aspectos o que acabou acontecendo alguns erros na disputa os quais assumimos e vamos buscar soluções para que em suas futuras disputas isto não venha acontecer novamente. O erro humano acontece todos dias em todos os momentos, nas mais diversas disputas esportivas, sejam elas estaduais, nacionais ou mundiais, e mesmo tendo tomado todas as medidas preventivas com treinamento das pessoas envolvidas, um dos representantes da nossa equipe de mais de 250 dos envolvidos na competição errou um dos retornos da prova o que causou no revezamento e na rústica um aumento da distância programada e para poder apresentar os resultados a todos participantes tivemos que considerar os mesmos em sua distância superior a estabelecida anteriormente, temos que pedir desculpas de público a todos e melhorar para futuras disputas, inclusive certamente estaremos mudando o seu traçado nos próximos anos, em um evento com esta quantidade de participantes normalmente não existem tantas provas em disputa ao mesmo momento como acontece em nossa Maratona, estamos sendo criticados com razão e aos participantes prejudicados estamos pedindo desculpas, mas ao mesmo tempo temos a certeza que a maioria levou uma boa imagem desta edição de uma verdadeira promoção de saúde em massa que a Maratona proporciona a cada ano e estes erros que vão nos servir de lição e motivação para melhorar a organização como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário